segunda-feira, 18 de maio de 2009

Filtro dos Sonhos

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Muitos já devem ter visto um destes por aí. Mas o que muitos não sabem, é que o Filtro dos Sonhos (ou Dreamcatcher) vai muito além de um belo objeto decorativo. É nada menos do que uma mandala de cura, originária da cultura nativa norte-americana. A mandala, segundo esta tradição, é algo naturalmente presente no inconsciente da alma humana, representada nos sonhos e nas imagens criadas. Como sabemos, o Tempo dos Sonhos é influenciado por boas e más energias, que na presença destes objetos, passam a ser filtradas, impedindo que as energias intrusas cheguem até nós, prendendo-as na teia do objeto e dissipando-as ao nascer do Sol, enquanto as energias limpas escorrem pelo ambiente através do movimento das plumas no ar. Além disso, diz-se que ele pode proporcionar visões durante os sonhos.

Há várias formas de confeccioná-lo e vários significados para seus símbolos, assim como diversas lendas sobre seu surgimento, variando conforme a tribo. Tradicionalmente, ele é feito com galhos de salgueiro, na forma de um círculo, com uma rede na forma de uma teia de aranha e uma abertura ao centro, onde geralmente se coloca alguma pena, semente ou cristal, cada um com seu significado próprio.

O círculo representa o círculo da vida, a totalidade. É um símbolo solar, celeste, da Eternidade, sendo no simbolismo ancestral, a representação do espaço infinito. Seja qual for a simbologia ou cultura, um Círculo de Poder, como este, serve como um espelho, onde podemos observar o reflexo do Universo e a totalidade, trabalhando, portanto, o entendimento dos mistérios da vida, do cosmos, das leis naturais.

Os fios tecidos na teia ao centro podem variar conforme o número de pontos, sendo em geral 7 pontos (representando as 7 profecias), 8 pontos (8 pernas da aranha, significando as oito direções sagradas) ou 13 pontos (como representação das 13 luas), cada um seguindo uma tradição e intenção de uso. O centro da teia corresponde ao Criador, à Força que abrange todo o Universo.

Entre as suas lendas mais conhecidas, há duas em especial. Não se sabe ao certo até onde elas se encaixam ou sua real relação, lembrando que muitas tribos nativo-americanas utilizam esta técnica há gerações, sem necessariamente manterem contato entre si. Segundo dizem, no início havia apenas a escuridão, os povos andavam às cegas e viviam colidindo entre si, até que a Aranha, que para eles é ao mesmo tempo Avó e Criadora, aquela que cria novas energias dentro da existência, trouxe o Sol e o Fogo aos índios e ensinou-lhes também a arte de fazer a cerâmica. Esta Aranha anciã, chamada Iktomi, apareceu para um velho índio e pegando um aro de cipó, começou a tecer uma teia com cabelo de cavalo e as oferendas recebidas. Enquanto tecia, o espírito da Aranha falou sobre os ciclos da vida, do nascimento à morte e das boas e más forças que atuam sobre nós em cada uma dessas fases. Segundo suas próprias palavras, "Se você trabalhar com forças boas será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza. Do contrário, irá para direção que causará dor e infortúnios". Por fim, devolveu ao velho índio o aro de cipó com uma teia no centro dizendo-lhe que deveria ser usado para ajudar seu povo a alcançar seus objetivos, através do bom uso de suas idéias, sonhos e visões.

Outra lenda, parte da mesma idéia inicial de guerra, esta centrada especialmente entre duas tribos, onde as desarmonias energéticas, geradas pelas lutas, traziam pesadelos e não deixavam as crianças dormirem. Assim, o Espírito-Guardião, aqui representando pela Mãe-Búfala, pediu ao Xamã da tribo que fizesse um círculo com um galho de árvore e deixasse uma aranha fiar uma teia dentro dele. Nesse círculo foram colocadas algumas pedras e penas para atrair as energias dos sonhos e pesadelos e depois de pronto, o filtro foi colocado na tenda das crianças, que se acalmaram e passaram a dormir tranqüilamente, Pouco tempo depois, a guerra cessou e as tribos restabeleceram a paz.

Verdade ou mito, o que vale é sonhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Filtro dos Sonhos © 2008. Design by Pocket