terça-feira, 5 de maio de 2009

Asatrú e o Neopaganismo Germânico

terça-feira, 5 de maio de 2009

Asatrú Vanatru (Verdadeiro, Leal para com os AsaR, em Islandês, além de ser uma referência aos Deuses cultuados), também conhecido como Odinismo, é um movimento religioso neopagão que tenta reviver o paganismo nórdico existente na época dos Vikings antes da chegada do Cristianismo.

Os AsaR são os Deuses conhecidos como Æsires (guerreiros) e Vanires (representantes da fertilidade e das riquezas), sendo muitos deles familiares, como Odin, Thor, Loki, Tyr, Baldur, HeimdallR, Frigga, Freyja, FreyR, entre outros.A religião baseia-se nas nove virtudes que devem ser praticadas: verdade, fidelidade, disciplina, laboriosidade, hospitalidade, perseverança, confiança, coragem e honra. Para eles, o trabalho em conjunto faz com que cada um se fortaleça, pois acreditam que cada pessoa é dependente de outros e que a mutualidade resulta na harmonia, desde que cada um faça a sua parte.

Toda a mitologia que a compõe encontra-se nas Sagas e nas Eddas, livros que contém escritos nórdicos que retratam desde o início do mundo na visão nórdica, passando pelas formas pelas quais Odin descobriu a magia, até contos de heróis lendários e suas profecias.

Há muitos mitos e lendas, muitos deuses e raças, muitos demônios e espíritos malignos, muitos mundos, muitos rituais, símbolos e formas de magia envolvidos, o que a revela como sendo uma religião com uma grande riqueza cultural.

Muitos membros do Asatrú trabalham constantemente com estudos e pesquisas acadêmicas sobre a antiga religiosidade nórdica e sua historiografia e apesar de ser uma das mais antigas religiões de que se tem notícia, apenas foi reconhecida oficialmente como religião a partir da década de 70 e, desde então, tem crescido e se espalhado por todo mundo, não limitando-se apenas aos países de origem.


Na foto, O Valknut, ou Laço dos Caídos, um dos símbolos de Odin, cercado por Runas, letras mágicas do alfabeto nórdico, mitologicamente reveladas por Odin ao homem como dádiva sagrada. Este é um dos símbolos mais comuns entre os adeptos do Asatrú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Filtro dos Sonhos © 2008. Design by Pocket