segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O Três Vezes Grande, Hermes Trismegistus

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
Comumente associado a 3 diferentes visões, para alguns, não passa de um grupo de pessoas responsáveis pela elaboração de textos-base do hermetismo, como resultado do conhecimento egpípcio oculto por milhares de anos, formando assim, uma das primeiras ordens iniciáticas do antigo Egito e Grécia, para outros, seria um grande conhecedor do ocultismo e há ainda quem o veja como uma combinação entre o deus egípcio Thot e o deus grego Hermes, ambos deuses que representavam a escrita e a magia em suas respectivas culturas, formando então o patrono da astrologia e alquimia, Hermes Trismegistus.
Segundo esta ultima visão, a ligação entre um deus egípcio e um grego deu-se graças ao fato de que Hermes seria um deus dos colonos gregos no Egito, que acabavam identificando seus deuses gregos com os deuses da terra onde habitavam. Ao humanizarem ambos em uma única forma humana, transformaram-no em um rei lendário que governou por 3.226 anos, que haveria escrito dezenas de milhares de livros sobre as leis gerais da natureza. Posteriormente, admitiu-se que seriam apenas 42 livros escritos anonimamente sobre a filosofia egípcia sob o ponto de vista grego, cuja autoria foi atribuída a Hermes Trismegistus e que formaram, então, a base do hermetismo. Tais 42 livros seriam subdivididos em seis conjuntos, sendo que o primeiro tratava da educação dos sacerdotes, o segundo sobre rituais do templo, o terceiro sobre geologia, geografia, botânica e agricultura, o quarto sobre astronomia e astrologia, matemática e arquitetura, o quinto continha os hinos em louvor aos deuses e um guia de ação política para os reis e o sexto era um texto médico. Há quem diga que ele também tenha sido o autor do Livro dos Mortos e do mais famoso texto alquímico, a Tábua de Esmeralda. Vale lembrar que Hermes Trismegistus já fora citado também como um engenheiro proveniente da Atlântida, responsável pela construção das pirâmides egípcias.
De qualquer forma, o hermetismo foi muito famoso na Europa, principalmente durante a Idade Média e Renascença, representando uma variação da alquimia, magia, astrologia e filosofia, todas repletas de símbolos e metáforas. Com a volta do interesse e destaque do hermetismo durante a "Nova Era", muitos ocultistas modernos passaram a sugerir que os textos atribuídos a Hermes Trismegistus originaram-se nos tempos dos faraós e que os 42 livros originais e essenciais que guardam o principal do conhecimento, filosofia e crenças religiosas da época continuam perdidos ou escondidos, embora os historiadores discordem.

Um comentário:

  1. Hehe, meu pai me deu esse nome por causa do 3 vezes o grande. Um dia ainda lerei esses 42 livros.

    ResponderExcluir

 
Filtro dos Sonhos © 2008. Design by Pocket